Blog

25
JAN/2018

Esta técnica de concentração vai te ajudar

Estamos em período de férias, mas voltaremos logo ao ritmo normal: precisamos dar conta dos estudos, do trabalho e de todas as obrigações e tarefas do dia a dia. Concentração é mais do que necessário, é vital! Então, que tal conhecer um pouco da Técnica Pomodoro, que tem como base a ideia de que fluxos de trabalho divididos em blocos estimulam o foco e melhoram a agilidade do cérebro? A Técnica Pomodoro evita a procrastinação e é boa para quem precisa de uma ajudinha pra se concentrar.

Como a técnica funciona:
1) Faça uma lista com as tarefas pendentes;
2) Programe um cronômetro para 25 minutos (tipo o despertador do celular, por exemplo);
3) Escolha uma das tarefas e trabalhe nela sem interrupções. Não vale entrar no Facebook e nem no WhatsApp, entendeu?
4) Quando o despertador tocar, faça uma pausa de cinco minutos. Pode levantar, fazer algum alongamento, qualquer coisa que ajude a relaxar;
5) Risque a tarefa da sua lista depois de terminá-la;
6) Retome o trabalho depois da pausa por mais 25 minutos;
7) A cada quatro ciclos desses (duas horas), faça uma pausa mais longa: 30 minutos até voltar ao trabalho;
8) Repita isso sempre que necessário.

Observações:
– Quando o criador do método disse que é pra fazer “sem interrupções”, é sem interrupções mesmo. Você só vai parar se for extremamente urgente. Se lembrar de algo que precisa fazer ou tiver uma ideia, anote em um papel como “atividades não planejadas” e volte a trabalhar até terminar os 25 minutos. Se a interrupção for externa e não der para adiar (alguém chamando, campainha tocando, telefonema que precisa atender, etc), você deve cancelar e começar tudo de novo. É um método bem rígido, justamente para evitar distrações e forçar a sua concentração.
– O descanso de até 5 minutos pode ser pouco se a atividade mental tiver sido muito exigente e cansativa. A recomendação é que você descanse mais, se precisar, só não vale uma pausa de dois dias, né?

Para mais dicas e sugestões que fazem a diferença no seu dia, acompanhe nosso Facebook.

© 2012 Sorvelândia. Todos os direitos reservados. Imagens meramente ilustrativas.