Blog

15
SET/2017

Documentários falsos e suas histórias

A palavra mockumentary, em inglês, vem da junção de outras duas: mock (de tirar sarro, zoar) e documentary (documentário em português, o estilo cinematográfico que retrata a realidade). Então, o resultado final é esse mesmo: um documentário de mentirinha. A gente pode chamar também de pseudodocumentário.

Enfim, esse é um recurso que pode ser utilizado na hora de realizar obras audiovisuais voltadas a críticas sociais, comédia ou só como jogada de marketing mesmo. Confira abaixo alguns exemplos. Se você ainda não conferiu algum deles, #ficadica.

The Office
A versão americana do seriado durou de 2005 a 2013, mostrando o dia a dia de um escritório comandando por um chefe bem doido, interpretado por Steve Carell, e seus funcionários que não perdiam em nada na maluquice e no absurdo. A diferença é que os episódios são construídos como se uma equipe realmente acompanhasse o trabalho daquele povo, com depoimentos e até envolvimentos dos cinegrafistas com as personagens.

O que fazemos nas sombras
Esse filme da Nova Zelândia é de 2014 e retrata, veja bem, a vida de três vampiros que moram juntos. Como é a vida desses seres imortais nos dias de hoje? Como lidam com as modernidades e tecnologias? Como vampiros centenários podem levar uma vida normal, numa boa? As risadas são garantidas.

Zelig
Woody Allen também entra na lista com esse trabalho sobre um homem que fica famoso pela capacidade de imitar qualquer pessoa, um “camaleão humano”. No decorrer das demonstrações dessa habilidade brilhante, Leonard Zelig vira objeto de pesquisa – e interesse amoroso – de uma médica.

A Bruxa de Blair
Esse filme de terror fez um sucesso além do imaginado por conta da divulgação: ele é ficção, mas foi vendido como um documentário. Jovens entram na floresta pra descobrir mais sobre a lenda da tal bruxa e somem sem deixar vestígios.

This is Spinal Tap
Um clássico quando se trata de mockumentary, o filme acompanha a banda mais famosa que jamais existiu – Spinal Tap. Todas as brigas, as agruras e as delícias de um banda de rock’n’roll em turnê, bem como todos os clichês disponíveis sobre hair bands, você encontra nessa obra superdivertida.

Conhece mais algum? Compartilhe com a gente lá no Facebook.

© 2012 Sorvelândia. Todos os direitos reservados. Imagens meramente ilustrativas.