Blog

25
MAI/2017

A importância de uma boa noite de sono

Sempre na loucura e na correria, mil e uma tarefas, pouco tempo para descansar o corpo e a mente, e ainda na hora de colocar a cabeça no travesseiro a gente fica repassando os compromissos do dia seguinte. Quem não vive uma história dessa quase todos os dias? Com certeza, você precisa re-la-xar.

Mas parece que quanto mais se fala em relaxar, desligar de tudo, olhar para si com carinho, mais parece que é perda de tempo. Isso porque ignoramos os efeitos péssimos à saúde que o cansaço e o estresse causam. Então, lembre-se que dormir é, sim, um santo remédio. É tão essencial quanto comer e respirar, ou seja, mais uma necessidade que devemos respeitar.

Um bom soninho mantém o equilíbrio físico e mental em dia. É o momento em que o cérebro se desliga do mundo exterior e se dedica a sua função primordial de trazer benefícios à saúde, como fortalecimento das defesas corporais, liberação de hormônios, consolidação da memória e relaxamento da musculatura.

A média é oito horas de sono, mas bem sabemos que nem sempre é possível. Ainda assim, cada um vai descobrindo o quanto seu corpo precisa descansar para trazer bem-estar físico e psicológico. Que tal algumas sugestões para dormir melhor?

– Para aquecer: tome um banho quente antes de se deitar.
– Rotina: tente dormir e acordar mais ou menos no mesmo horário todos os dias.
– Assalto à geladeira: evite comer em horário próximo ao de dormir.
– Alimentação leve: evite alimentos gordurosos e doces.
– Evite estimulantes: deixe um pouco de lado café, refrigerantes, álcool e cigarro.
– Tudo tem sua hora: não leve trabalho para a cama.
– Exercícios: pratique regularmente, porém não muito perto da hora de dormir.

E você, que horas costuma dormir? Quanto tempo em média? Deixe seu comentário em nossa página no Facebook.

© 2012 Sorvelândia. Todos os direitos reservados. Imagens meramente ilustrativas.