Blog

17
FEV/2017

A beleza dos cânions em Cambará do Sul e região

Conhece Cambará do Sul? Essa cidade, na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que fica a 980 metros de altitude, é um ponto turístico muito visitado, principalmente pela beleza de seus cânions. Ela é vizinha dos municípios gaúchos de São José dos Ausentes, São Francisco de Paula e Jaquirana, além de Praia Grande, cidade catarinense.

Cada vez mais, a região dos cânions está acostumada a atender bem e agradar o turista, oferecendo experiências bacanas de pousadas e atividades, como passeio a cavalo. O verão é uma época ótima para apreciar as paisagens e percorrer as diversas trilhas disponíveis, já que a neblina é uma constante na região durante o inverno, além do frio mais rigoroso.

Cânion Fortaleza: com 600 metros de profundidade, possui o Mirante do Fortaleza para observar a beleza da região, onde a natureza foi generosa com cachoeiras e espécies raras de animais e plantas. Ainda por lá, existe a Cachoeira do Tigre Preto, um conjunto de cascatas que forma uma belíssima queda d’água, onde os turistas podem entrar na água. Há também a Pedra do Segredo: um bloco de 5 metros de altura e aproximadamente 30 toneladas. O segredo fica por conta dessa pedra enorme equilibrada em uma base de 50 centímetros!

Cânions Malacara e Churriado: menos conhecidos, mas de igual beleza. Com natureza selvagem, o Malacara tem 3,5 km de extensão e uma profundidade média de 780 metros, enquanto o Churriado possui 3 km de extensão e suas paredes variam de 250 a 700 metros de altura.

Cânion Itaimbezinho: um dos maiores do Brasil, sua formação rochosa data de pelo menos 130 milhões de anos, possui 5.800 metros de extensão, largura que varia de 200 a 600 metros e profundidade máxima de 720 metros. O Itaimbezinho fica no Parque Nacional dos Aparados da Serra, administrado pelo Ibama, e possui estrutura para os visitantes, como lanchonete, banheiros, estacionamento e espaço cultural, além de guias que auxiliam nas trilhas e passeios. O local funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, com ingresso de R$ 6 por pessoa, sendo que crianças até sete anos não pagam.

Trilha do Rio do Boi: essa é a principal atração do Itaimbezinho e a única que permite acesso ao interior do cânion. São 8 km de trilha, ida e volta, levando em média sete horas de duração. Ao longo do passeio, é possível tomar banho nas águas geladas de piscinas naturais. Reserve o dia inteiro para a trilha.

Para as almas aventureiras, atrações não faltam! E não se esqueça de levar filtro solar, repelente contra mosquitos, um lanchinho e água para se manter hidratado, depois de tantas caminhadas. E você, já faz um passeio por lá? Compartilhe sua história com a gente!

© 2012 Sorvelândia. Todos os direitos reservados. Imagens meramente ilustrativas.